Texto: Grupo CMA Serviços
Recentemente
ficamos sabendo de um roubo na cidade de Londrina onde um marginal entrou
disfarçado de deficiente físico, usando muletas. Os espertinhos estão ficando
abusados e criativos.
Nós
não podemos esperar que isso diminua, pelo contrário, eles vão continuar
inovando e para isso temos também que desenvolver soluções à fim de minimizar
estes riscos.
O
Grupo CMA Serviços está trazendo à vocês uma sugestão que pode minimizar as
chances de que você seja pego de surpresa por um marginal disfarçado de
funcionário da Copel, Sanepar, ou qualquer outra empresa terceirizada, fazendo
com que você inocentemente abra a sua porta e seja mais uma vitima desta
modalidade que está crescendo nas grandes cidades.
A
dica é simples, mas valiosa, e pode fazer a diferença na hora que você atender
um prestador de serviço.
Isso
fará com que as empresas prestadoras de serviço também forcem os seus
colaboradores à praticarem uma nova forma de trabalho, aumentando a segurança
de seus próprios funcionários e clientes.
Quando
você for surpreendido por uma visita inesperada por alguém se dizendo ser
prestador de serviço de alguma empresa, jamais abra a porta, ou vá até o portão
atendê-la.
Primeiro,
porque você não solicitou nenhum tipo de serviço, e já diga isso ao falsário,
lembrando de falar com ele à uma distância segura, se possível de uma janela
com grades.
Mencione
que quando você precisar de algum serviço, você entrará em contato com a
empresa.
Dispense
a pessoa educadamente sem dar à entender que você está desconfiado de algo.
Saia da frente da visualização da pessoa e discretamente ligue imediatamente
para a polícia.
Em
seguida avise a mencionada empresa que tem uma pessoa atuando em sua rua
dizendo ser funcionário, para que a empresa já avise os clientes dela de um
possível golpe na região.
Solicitei
um serviço, como eu faço para saber se o profissional é mesmo funcionário da
empresa?
É
agora que queremos que você coloque em prática a nossa dica, forçando as
empresas a mudarem a sua forma de trabalhar.
Já
sabemos que é fácil um marginal conseguir uma roupa falsa, um crachá falso, à
fim de praticar uma ação criminosa.
Então,
o que fazer?
Quando
você solicitar um serviço de alguma empresa terceirizada, combine de antemão
com a central de atendimento uma senha, que pode ser números e letras, assim
como fazemos quando usamos os nossos computadores em casa, quando acessamos a
nossa conta corrente no auto atendimento dos bancos.
Hoje,
tudo tem senha. E se tem senha, e se senha existe à muito tempo, está provado
que é o meio mais seguro que existe ao acessar dados pessoais.
O
procedimento neste caso seria o mesmo. O prestador de serviço ao chegar em seu
comércio, apartamento, empresa, escritório ou residência, fará exatamente isso.
Ele conseguirá acesso ao seu local, apenas se estiver uniformizado, com crachá
de identificação e com uma senha pré-combinada entre você e a empresa.
Antes de abrir
a porta, grade, etc, ele pode passar o documento com o número da senha pela
porta e bastará você apenas confirmar. Se for arriscado se aproximar, ele pode
mencionar a senha verbalmente à uma distância segura, pelo interfone, por
exemplo. Isso dependerá do local.
Quem
vai dizer a senha completa será ele. Você apenas confirmará se está correta. Se
a reação dele for de surpresa, você perceberá que já tem algo errado. E se ele
for um marginal, já ficará totalmente rendido sem saber o que fazer. E o mais importante,
você não cairá neste golpe.
Toda
vez que você solicitar um outro serviço na mesma empresa, a senha vai mudar,
para a sua própria segurança.
Esta
ideia está partindo de nós e é uma outra ferramenta que precisa ser colocada em
prática. Sem dúvida isso forçará as empresas que prestam serviço terceirizado à
implantarem isso em seu sistema de trabalho, aumentando a segurança deles
mesmos e a nossa.
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